My Picture

bia não gosta de sobrenatural, ao contrário da mah, babi e thays. ane tem nada contra e gosta desenhar mangá, que a bia aprendeu com uma amiga da mah, que gosta de fotografar. babi adora as fotos e detesta jesse mccartney, mas a bih o ama e detesta justin bieber, quem a ane acha muito fofo; babi que não gosta de regras no que escreve, ao contrário da bia, que exige um tema e apela para a mah, que é mais cabeça e diz que só pode decidir as coisas se a thays estiver presente. thays, mah e bia adoram inglês mas a bia detesta espanhol e diz que não precisa estudar português pq a mah existe. apenas em duas coisas as todas concordam sem hesitar: zac efron é gostoso, e que o blush, vai ser um sucesso.

Isso é fake!

Como vocês sabem – ou não - eu curto Stephenie Meyer. Ela não é minha autora predileta e nenhum de seus livros estão na minha lista de “os 5 livros que mais gostei”, mas aprecio suas obras, assim como gosto da série “A Mediadora” de Meg Cabot. O modo que tratam do amor e obsessão em que elas trabalham é hipnotizante para os que se entregam ao livro, que é meu caso. ;D

Apesar de ser considerada uma péssima [não gosto de usar esse termo nessa situação] de Meyer, gosto de ir ao cinema ver as adaptações de seus livros. Sempre achei que bons apreciadores devem ver os produtos e analisá-los posteriormente. Eu, por exemplo, posso dizer que os livros me trouxeram mais emoção que os filmes, o que deveria ser ao contrário, pois nos filmes nós vimos os personagens ali sofrendo ou amando. O porquê de eu me sentir assim? Queria poder dar uma explicação, mas não entendo de cinema o bastante para falar disso.

E como se eu entendesse de literatura, venho para comentar minha experiência ao ler Opúsculo. Não, eu não digitei errado, é assim mesmo.

Opúsculo é uma paródia criada baseada em crepúsculo, onde temos a Belle e o Edwart em situações que mesclam o mundo real, o mundo do livro, e um novo mundo que é o da paródia. Sua principal característica é o exagero. Um exemplo é o caminhão baú que Belle usa para ir à escola. Detalhe, ela ama esse caminhão. Ou no nerd do Edwart, o qual Belle acreditou desde o começo que não era humano.

O início de trama se assemelha com a original, claro que modificado, deixando-o muito engraçado. A viagem de Belle, a relação dela com sua mãe e com seu pai, sua demonstração de personalidade e o primeiro dia de aula. Até aí eu estava gostando muito do livro. Então chega Edwart. Não que eu não tenha gostado da versão nerd que fica direto na frente do computar, mas a história começou a fugir.

Uma vez, em um documentário, ouvi um diretor desses filmes como Todo Mundo em Pânico dizer que uma sátira é boa quando é fiel a obra, e agora eu noto o que isso significa. Agora noto que o motivo de rirmos é por uma cena que é uma modificação de uma cena já criada. É essa comparação que dá a graça. Quando começam a criar novas situações com esses personagens, começa a parecer sem sentido, pois o único sentido que se teria é o livro, nesse caso, mas não tem. Deu pra entender?

Meu feedback de Opúsculo? Deixou a desejar. E eu acho que poderia ter-se trabalhado muito encima de Crepúsculo. Podem jogar pedra no livro Crepúsculo, eu até posso dizer que não sou fã, mas nada mudará o fato que eu gostei desse livro pois gosto de me meter num mundo irreal e clichê. Se estou errada não sei, mas provavelmente irei descobrir.


- biaa

follow me: @bi_medeiros

1 blush:

hum... vejamos... eu não gosto de crepúsculo por um motivo muito simples: é modinha.
ok, pode parecer um motivo besta, mas foi a mesma coisa com harry potter. no instante que eu vejo as pessoas nos cantos sussurrando sobre o assunto ou muitos cosplays deles eu penso "cara, e era uma história original"
sei que eu perco muito por causa desse preconceito bobo, mas, fazer o que? você mesma disse que certas coisas nao tem explicação, então...
mas eu tenho vontade de ler opúsculo... depois dessa crítica, quero ver se é verdade. ^^

uma dica de livro pra se perder num mundo irreal e clichê: a bússola de ouro... ok, não é tão clichê, mas é bem irreal. e muito bom. :)

Postar um comentário

seguidores