Hoje, não vou mostar nenhum cara gostoso que tem por aí, apesar de que ainda vou apresentar um pessoa pra vocês. (aaah, babi, babeei sim naquelas fotos do Ian, obrigada!)
Então, Stephen Wiltshire é de Londres, tem 36 anos, acho (nasceu em 74) e é uma desenhista. Ele tem uma pequena particularidade: é um autista. Tem um sindrome rara, de Savant, que causa uma perda grande de inteligencia, mas comprensada pela habilidade intelectual dessas pessoas. Muitas delas têm memória suuperdesenvolvida. Lembram do cara do Dustin Hoffman, no filme Rain Man? O cara que inspirou aquele pesonagem tinha síndrome de Savant e, tipo assim, decorou os Estados Unidos de uma continente a outro.
O Stephen também tem essa memória fotografica de camera superpotente e usa ela pra desenhar, já que foi o unico meio que ele conseguiu se expressar quando era pequeno e mudo.
Ele já apareceu no Discovery, talvez um pessoal aí já tenha visto, mas não custa falar dele de novo.
Chamaram ele para um passeio de helicóptero sobre Nova Iorque e só com vinte minutos observando a cidade lá de cima, ele conseguiu recriar a visão em um quadro de quase seis metros.
Da mesmo forma, ele já desenhou Londres, Roma, Tóquio, Madri, e mais um monte de cidades, todas em telas gigantes.
Os desenhos dele são incriveis mesmo. Memória muito boa, que dá inveja em qualquer um. Não consegui copiar os links pra colocar os desenhos dele aqui, mas deêm uma olhada na galeria do site dele.
http://www.stephenwiltshire.co.uk/gallery.aspx
pra fechar, achei esse video, que é dele fazendo o quadro de Roma.
como vi num comentário por aí, o cérebro humano tem muito mais potencial do que se pensa :)
-maah